terça-feira, 22 de setembro de 2009

Existe uma fórmula para o sucesso do educador?

Muito se tem discutido acerca do sucesso dos educadores perante aos seus alunos. Alguns conseguem conquistá-los logo no início, outros precisam de um tempo maior e outros, infelizmente, não alcançam nunca. Há muitas formas de buscar os educandos, entre elas, palavras, gestos de aproximação, além da sintonia natural estabelecida.
Os alunos sentem se atraídos por professores que procuram se aproximar deles, do seu cotidiano, da sua maneira de falar, dos seus gostos. Para que a sala de aula seja um lugar prazeroso e significativo, é necessário que o docente use diferentes maneiras de chamar a atenção do seu aluno. Além disso, o conhecimento aprofundado sobre a sua área de atuação é extremamente...., já que os educandos sentem-se respeitados quando fazem questionamentos em que o professor responde sem pestanejar e quando percebem segurança em suas falas.
O que se tem visto algumas vezes e que leva à discrença dos alunos em relação a sua aprendizagem são professores despreocupados com a relação mantida entre os dois pólos envolvidos. Professor e aluno precisam entrar em sintonia para que haja uma construção do conhecimento.
Não existem fórmulas prontas para que um professor tenha sucesso em suas turmas. O que existe é a busca incessante pelo sucesso, com a reflexão diária, a reorganização dos planejamentos, a reformulação de metodologias, a aproximação afetiva, o estudo, a importância de despertar o interesse e a motivação. O professor precisa ser humano, afetivo, compreensivo e conhecedor. Um bom educador deve estar aberto às inovações, disposto a aprender junto aos seus alunos e um otimista. Acreditar no potencial de seus educandos é imprescindível para uma educação de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário