O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia a dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos. Além disso, eles tendem a aproximar os alunos, na medida em que possibilitam a discussão de ideias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. É uma ferramenta incrível que auxilia os professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público.
Permitem também uma maior interação, visto que os posts sempre podem ser comentados, gerando assim conhecimento. Dessa forma, o professor pode refletir acerca da sua prática, já que pode visualizar os resultados do seu trabalho a partir das reflexões de seus alunos. Também pode interagir com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.
Sônia Bertocchi, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e coordenadora do Núcleo de Interatividade do Portal EducaRede, explica que os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”, completa a pesquisadora.
Dentro da escola, o blog pode funcionar para: apresentação de várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual; criação de um jornal on line;divulgação de atividades; preparar para encontros educacionais entre os profissionais, ou mesmo entre estudantes; divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento; desenvolvimento da curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a buscar diferentes linguagens de programação; desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo; discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo; ajuda à comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos; entre outros.
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática. Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento. Em alguns momentos, este pode conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações, troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve! Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.
Permitem também uma maior interação, visto que os posts sempre podem ser comentados, gerando assim conhecimento. Dessa forma, o professor pode refletir acerca da sua prática, já que pode visualizar os resultados do seu trabalho a partir das reflexões de seus alunos. Também pode interagir com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.
Sônia Bertocchi, pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e coordenadora do Núcleo de Interatividade do Portal EducaRede, explica que os blogs permitem o desenvolvimento de tarefas em equipe. “O trabalho pedagógico com a ferramenta privilegia interatividade, autoria, autonomia, registro e protagonismo”, completa a pesquisadora.
Dentro da escola, o blog pode funcionar para: apresentação de várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual; criação de um jornal on line;divulgação de atividades; preparar para encontros educacionais entre os profissionais, ou mesmo entre estudantes; divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento; desenvolvimento da curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a buscar diferentes linguagens de programação; desenvolvimento de habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo; discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo; ajuda à comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos; entre outros.
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática. Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento. Em alguns momentos, este pode conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra.
Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações, troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve! Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário